DAEEMEB - Diagnóstico e Avaliação em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

     Diagnóstico:

Partindo do significado da palavra, diagnóstico, é vista como “A arte de conhecer as doenças pelos seus sinais e sintomas” 1. Ter a capacidade de identificar o que está mal perante determinada pessoa.

Esta palavra encontra-se dividida em duas partes: dia “através de, durante, por meio de" e gnosticu "alusivo ao conhecimento de" 2. Com a sua junção podemos dizer que, trata-se da aptidão através de conhecimentos prévios que, determinada pessoa tem, possuir a capacidade de ver através do que nos é visível.

As palavras diagnóstico e avaliação encontram-se interligadas. Um professor para poder avaliar um aluno terá de fazer um diagnostico das suas capacidades em determinada área do conhecimento. Reconhecer as suas fraquezas e suas qualidades para poder fazer uma avaliação precisa.


1. https://www.dicio.com.br/diagnostico/ consultado a 21-01-2012
2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagn%C3%B3stico consultado a 21-01-2012

Reflexão sobre Avaliação e Diagnostico em Música

Reflexão sobre avaliação e diagnostico em música.pdf (233,3 kB)

 

Ficha de Leitura Metodos de Avaliação Pedagogica

Ficha de Leitura Metodos de avaliação pedagogica.pdf (253,1 kB)

 

Avaliação Formativa e Sumativa

Avaliação Formativa e Sumativa.pdf (258,5 kB)

… um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes. (Libâneo, 1994 citado por Frias e Takahashi, 2002)

A avaliação sumativa constitui sempre um balanço final, um balanço de resultados no final de um segmento de ensino-aprendizagem, acrescentando novos dados aos recolhidos pela avaliação formativa do trabalho realizado. (Pais & Monteiro, 1996, p. 49)

 

Trabalhos realizados em grupo

Avaliação Sumativa: 5º ano de escolaridade

Matriz da Avaliação Sumativa.pdf (100,1 kB)

Sumativo.pdf (18,6 kB)